terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como desenhar um Novo Plano de Vida

Costuma definir metas ou anda a sonhar acordado?
Todos nós temos sonhos. Sonhamos! Todos nós fazemos filmes de como seria a nossa vida num mundo perfeito. Um sonha com uma casa fantástica com piscina. Outro deseja uma garagem cheia de automóveis clássicos. Alguém sonha com uma vida a pintar quadros à beira-mar. Eu sonho com uma sala com vista para o mar.
É provável que nenhum destes sonhos se tornem realidade. Continuamos a fazer estes filmes mentais e até falamos sobre eles a amigos e familiares.
Sonhar é bom! Falhar em vivermos os nossos sonhos não é necessariamente algo mau. Muitas pessoas são perfeitamente felizes a sonhar uma vida e a viver outra vida. O problema surge quando a diferença entre a fantasia e a realidade causam infelicidade, frustração e até depressão. Sim, depressão!
Quando isso acontece, chegou a altura de traçar um novo Plano de Vida. E o Primeiro Passo será definir Metas!
Metas são diferentes de sonhos em quatro aspectos: são específicas, accionáveis, orientadas no tempo e realistas.
Específicas: Ser milionário é um sonho; Gerar 4 Milhões de Euros de Rendimento é uma Meta.
Accionáveis: Ganhar o Euromilhões é um sonho; Ganhar uma Corrida de 400m é uma Meta.
Orientadas no Tempo: Gerar 4 Milhões de Euros de Rendimento é uma Meta; Gerar 4 Milhões de Euros de Rendimento em 5 Anos é uma Meta melhor.
Realista: Gerar 4 Milhões de Euros de Rendimento em 5 Anos é uma Meta provavelmente razoável, Gerar 4 Milhões de Euros de Rendimento em 4 meses já talvez não será.
Metas são diferentes de Objectivos, são mais abrangentes e mais a longo prazo.
O seu Plano de Vida será dividido em Metas a sete, cinco e três anos, em objectivos mensais e semanais, e finalmente em tarefas diárias que tornarão possível atingir os seus objectivos a médio prazo e as suas metas a longo prazo. Por exemplo:
Meta a 7 Anos: Gerar 4 Milhões de Euros de Rendimento em cinco anos.
Meta no Primeiro Ano: Eliminar €50 000,- de dívida.
Objectivo Mensal: conseguir outra fonte de rendimento ( part-time; projectos a outras empresas ) que possa gerar €50 000,- / ano.
Objectivo Primeira Semana: entrevista para part-time ou reunião para apresentar projecto de colaboração.
Tarefa Primeiro Dia: contactar por escrito os administradores das empresas da minha lista de ” 10 empresas com quem quero trabalhar”
É este o Plano. A partir de hoje irá completar as tarefas diárias que irão suportar os objectivos semanais, que por sua vez suportam os objectivos mensais, que servem de base às Metas anuais, que irão suportar as Metas a cinco e sete Anos. Tudo isto será feito por escrito! Porquê?
Primeiro, poderá sempre consultar o seu Plano. Segundo, vários estudos ao longo do tempo concluíram que as pessoas que escrevem os objectivos e o seu Plano, são as mais sucedidas. Só 3 % das pessoas escrevem os objectivos, e são bem sucedidas e financeiramente independentes. 10% de nós vivem uma vida feliz e realizada, porque de uma forma geral definiram metas gerais e pensam saber onde estarão daqui a cinco anos – faltava escrever..
Estudos são bons, mas e a experiência pessoal?
Podemos passar a vida a sonhar, e os sonhos são maravilhosos. Sonhe, por favor! Mas se quiser transformar esses sonhos em realidade, precisa de os transformar em Metas.
Qual é o seu sonho mais antigo? Como o pode tornar específico? Como o pode accionar? Que tempo limite poderá colocar? E torná-lo realista?
Responda a estas perguntas para criar metas para si, e depois… Acção!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Quanto tempo consegue comprar ao tempo?


A maior parte das pessoas quando questionadas sobre se têm todo o tempo que necessitam, respondem!
NÃO! O tempo nunca é suficiente!
Este é o grande desafio dos dias de hoje.
Podemos estar a falar de pais, de amigos, de empresários, de colaboradores, ......
A resposta é quase sempre a mesma.

Pode utilizar as 24 horas do dia e a brincar ainda pode dizer que utiliza as 24 horas da noite, por vezes!

Mas o tempo é o bem mais escasso que temos!

E assim, ficam muitas decisões ..... (veja o resto do artigo aqui)