quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Por que os Esforços para Mudar Costumam Falhar?



                                  Por que os Esforços para Mudar Costumam Falhar?


Quase sempre, os esforços para mudar falham porque algumas empresas não reconhecem, e deixam de administrar os componentes humanos da mudança.

Novas soluções técnicas  e comportamentais requerem o envolvimento de pessoas, 

 E é esperado que as "pessoas" estejam dispostas a alterar seus comportamentos e formas de pensar.

 Para alcançar isto é preciso tempo, motivação, habilidades e prática. 

Contudo, porque as mudanças de comportamento e maneiras de pensar são menos tangíveis e geralmente consomem mais tempo do que as soluções técnicas, os aspectos humanos acabam não recebendo a devida atenção.

Por isso, torna-se fundamental que a formação, esteja alinhada com os objetivos das  empresas e assentes em estratégias, para que toda essa combinação,  resulte num aumento da qualidade e quantidade da produtividade do trabalho, implementando atitudes positivas de desenvolvimento pessoal dos colaboradores e essencialmente, para ajudar a empresa a responder às condições dinâmicas do mercado.

Pretende-se assim que as equipas se elevem a  outro nível, desafiando as suas próprias competências, superando-se a eles próprios trazendo melhores resultados para as empresas.

Quando as vossas equipas já foram a todas as formações! Quando já parecem ter sido inventadas na empresa todas as estratégias, mas nada de diferente se soma aos resultados, estarão esgotadas todas as hipóteses?

Estará a equipa verdadeiramente comprometida em fazer acontecer?

Por mais momentos de formação que se proporcione à equipa, nem sempre se consegue ter a mesma junta na mesma ação, e sendo assim, nem sempre se tira o máximo partido das ações de formação.

Também é verdade que, quando se regressa de uma formação, se chega sempre com muitas ideias, e de muita vontade para… mas depois esbarrando na rotina diária, os colaboradores deparam-se com a carga horária do costume, com o tempo que não chega, as urgências dos clientes e outras tantas coisas e “ acomodam-se”novamente..

E se pudesse desacomodar quem trabalha consigo, de modo que os esforços para mudar não falhem?

Deixo o desafio então para que empregue toda  a sua coragem a construir, recorrendo ao auxílio da formação profissional, com ferramentas de coaching, eficiente e eficaz, no seio da sua empresa, desacomodando os seus colaboradores, e aumentando a possibilidade de sucesso, dando aos colaboradores ferramentas para traçar o melhor caminho na empresa e para a empresa.
 Temas como: 
-Gestão de Stress
-Gestão de Tempo
-Gestão de Conflitos
-Motivação
-Liderança
-Sistematização…
normalmente são desvalorizados, mas no entanto, todos estes temas quando trabalhados e absorvidos pelos colaboradores das empresas, podem levar a grandes mudanças positivas, trazendo o melhor sucesso para as empresas.

Nos tempos de hoje onde impera o "estigma" da crise, as dificuldades económicas, a desmotivação pessoal e profissional, devido aos fatores negativos que nos rodeiam, é cada vez mais importante trabalhar as competências das "pessoas" deixando claro que tudo é possível quando se quer mudar.

O sucesso é garantido quando todos remam para o mesmo lado.

Pensem nisso!

Abraços
Elisabete Cândido