Por que os Esforços para Mudar Costumam Falhar?
Quase sempre, os esforços para mudar falham porque algumas empresas não reconhecem, e deixam de administrar os componentes humanos da mudança.
Novas soluções técnicas e comportamentais requerem o envolvimento de pessoas,
E é esperado que as "pessoas" estejam dispostas a alterar seus comportamentos e formas de pensar.
Para alcançar isto é preciso tempo, motivação, habilidades e prática.
Contudo, porque as mudanças de comportamento e maneiras de pensar são menos tangíveis e geralmente consomem mais tempo do que as soluções técnicas, os aspectos humanos acabam não recebendo a devida atenção.
Pretende-se assim que as equipas se elevem a outro nível, desafiando as suas próprias competências, superando-se a eles próprios trazendo melhores resultados para as empresas.
Quando as vossas equipas já foram a todas as formações! Quando já parecem ter sido inventadas na empresa todas as estratégias, mas nada de diferente se soma aos resultados, estarão esgotadas todas as
hipóteses?
Estará a equipa verdadeiramente comprometida em fazer acontecer?
Por mais momentos de formação que se proporcione à equipa,
nem sempre se consegue ter a mesma junta na mesma ação, e sendo assim, nem
sempre se tira o máximo partido das ações de formação.
Também é verdade que, quando se regressa de uma formação, se
chega sempre com muitas ideias, e de muita vontade para… mas depois esbarrando
na rotina diária, os colaboradores deparam-se com a carga horária do costume,
com o tempo que não chega, as urgências dos clientes e outras tantas coisas e “
acomodam-se”novamente..
E se pudesse desacomodar quem trabalha consigo, de modo que os esforços para mudar não falhem?
Deixo o desafio então para que empregue toda a sua coragem a construir,
recorrendo ao auxílio da formação profissional, com ferramentas de coaching,
eficiente e eficaz, no seio da sua empresa, desacomodando os seus colaboradores, e aumentando a possibilidade de sucesso, dando aos colaboradores ferramentas para traçar o melhor caminho na empresa e para a empresa.
Temas como:
-Gestão de Stress
-Gestão de Tempo
-Gestão de Conflitos
-Motivação
-Liderança
-Sistematização…
normalmente são desvalorizados, mas no entanto, todos estes temas quando trabalhados e absorvidos pelos colaboradores das empresas, podem levar a grandes mudanças positivas, trazendo o melhor sucesso para as empresas.
Nos tempos de hoje onde impera o "estigma" da crise, as dificuldades económicas, a desmotivação pessoal e profissional, devido aos fatores negativos que nos rodeiam, é cada vez mais importante trabalhar as competências das "pessoas" deixando claro que tudo é possível quando se quer mudar.
O sucesso é garantido quando todos remam para o mesmo lado.
Pensem nisso!
Abraços
Elisabete Cândido