quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Como Dupliquei a minha Produtividade com um Passo!

Há algum tempo, dei um pequeno Passo que imediatamente permitiu que duplicasse a minha produtividade.
Demorou 15 minutos e os efeitos foram imediatos: menos stress, mais concentração e mais tempo para fazer as coisas importantes.
O que me forçou a tomar esta decisão de mudar? Sim, forçou!

Como me afoguei num Mar de "Sim"s

Nunca tive muito jeito para dizer "Não". Aliás, olhando para trás, muitas das coisas em que investi o meu tempo, energia e concentração, são resultado da minha incapacidade de dizer "não".
Eu permiti que todo o mundo me arrastasse, enquanto eu tentava satisfazer os pedidos e exigências de toda a gente. Esta situação pode ter efeitos desastrosos, se for por muito tempo.
Chega uma altura em que começamos a sentirmo-nos desligados daquilo que nós queremos e de para onde queremos ir.
Deixa de haver espaço para nós e par o que realmente desejamos, porque o estamos a dar a outros. Em troca de .. reconhecimento?
Adivinham o resto?
Este caminho dá muito trabalho, acaba por nos esgotar... a construir os sonhos dos outros em vez dos nossos! 
É triste, mas era o melhor que eu sabia na altura.
Andava em modo de "agradar" ...

Acabar com a Pressão de dizer "Sim"

Na minha actividade como "Business Coach" sou responsável por ajudar Empresas a crescer. Basicamente sou pago para ajudar os Empresários a levarem as suas Empresas em direcção ao que eles projectaram, e com bastante sucesso, devo dizer. Sou pago para pensar, ajudar a pensar, a criar soluções, a ajudar a chegar às mesmas, a criar mercados, produtos, a organizar, a sistematizar, a  vender, a comprar, mas principalmente ajudo os Empresários a crescer e a desenvolverem-se, enquanto pessoas, profissionais, amigos e parceiros. Transformam-se aos poucos, em melhores versões deles mesmos.
Adoro a minha actividade, e como prova disso, alarguei a minha actividade a pessoas particulares, principalmente a pessoas com desafios relacionais, profissionais e  financeiros: sejam eles eliminação de dívida, gestão das finanças pessoais, ou crescimento económico até a independência financeira.

Fala-se muito sobre dinheiro, e sobre o facto de ser um bem ou activo.
Numa visão AMPLA de vida, no fim, ninguém sai daqui com dinheiro!
Assim, afinal de contas a vida acaba por ser a forma como gastamos o nosso bem mais precioso: Tempo!
O Tempo é o único activo real. Foi nos dado de borla!  E é Limitado! Quando se gasta, não se ganha de volta. Tudo o resto foi inventado ... por nós.

Sendo um Yes Man inveterado, mas em recuperação, ainda caio e deixo que algumas coisas se atravessem à minha frente.
Ainda tenho de dar passos para não cair nesta armadilha. Uma hipótese será trabalhar mais o eu, e deixar de dizer "sim" tantas vezes.
Trabalhar mais o eu, será o mesmo que trabalhar a minha fraqueza, para que não me seja tão prejudicial?
Apesar do que dizem alguns livros de auto-ajuda, sou da opinião de que mudar quem sou será uma má utilização da minha energia e foco. Acho que não estamos aqui para mudar quem somos, mas sim para sermos quem somos.
Ser prestável, ajudar e colaborar tem valor. Portanto, não vou mudar esta minha faceta. Só tenho de evitar que este meu dom não se torne num mecanismo de auto-sabotagem.
Não vou mudar quem sou, mas vou evitar de fazer algumas parvoíces..

Alumiar o Caminho

Então, que passo foi este que dei para aumentar a minha Produtividade?
Nesta altura estarão em suspense, a pensar que passo fantástico foi este que eu dei. Muito simples. Tão simples, que me vão chamar nomes. "Obrigado pelo óbvio!"
Mas teve um ENORME IMPACTO na minha vida, tanto na forma como afectou a quantidade de trabalho (importante) que consigo fazer, assim como afectou a qualidade da minha vida.
O passo que dei, teve a ver com o telefone!
O meu grande obstáculo para fazer o meu trabalho tem sido o telefone, ou telemóvel.
Eu gosto de falar ao telemóvel. Tenho clientes de Coaching por telefone! Faço reuniões ao telefone, falo com amigos, colegas, discuto propostas e negócios, enfim....
Todos nós os usamos.
Até há algum tempo, passava semanas ao telemóvel, chamadas atrás de chamadas.. Eu reunia com constantes interrupções...
Como era possível? Era possível, porque este yes man dava prioridade ao telefone, em relação a tudo o resto.
Não precisei mais de me preocupar com este problema: criei uma estrutura que me resolveu o assunto.

Agrupei todos os meus telefonemas de trabalho em dois dias específicos da semana, dentro de um determinado horário. Todos os meus clientes foram informados dos períodos disponíveis, e devidamente calendarizados. Claro que houve alguns que ainda tentaram entrar em contacto comigo fora do estipulado, e educadamente  reencaminhei as chamadas para os dias e horas definidas.

Consegui dispor de 3 dias inteiros, sem interrupções, para o trabalho realmente importante da minha actividade, o que realmente é suposto eu fazer! 
É uma situação win-win! Eu ganhei disponibilidade mental, e tempo de qualidade para trabalhar, logo mais rentável e produtivo. Os meus clientes ganharam na qualidade do trabalho efectuado, e tempo disponível com eles - sem interrupções.
Dupliquei a minha produtividade!!

O sucesso não passa por estarmos ocupados, mas sim por fazer o que é importante!

O telefone poderá não ser um problema para vós, mas terão certamente outras coisas que o serão. Questione-se:
"Quais são as actividades, pessoas, compromissos no meu negócio que estão a evitar que eu invista o meu tempo a fazer o meu trabalho que é realmente importante?"

Assim que identifique quais são estas actividades, pessoas ou compromissos, pergunte:
"De que forma poderei mudar a minha atitude e a forma como decido, de forma a remover estes obstáculos e evitar que se tornem novamente um problema?"

É sua a responsabilidade de viver a sua vida, e de a viver em pleno, sem perdas de tempo nem obstáculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário