segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A alma é o segredo do seu negócio


"A alma é o segredo do seu negócio" (autor desconhecido)

"Houve tempos em que existiam dois amigos que como todos os outros conversavam sobre tudo, ..... ou quase tudo ....

O primeiro amigo, o EUSou, era muito reservado e nunca contava nada sobre a sua empresa, com medo que lhe roubassem as suas ideias.

O segundo amigo, o EUPartilho, falava do seu negócio abertamente pois não tinha qualquer receio que lhe copiassem as ideias.

A empresa do EUSou até crescia, mas a um ritmo muito lento. Os seus colaboradores estavam insatisfeitos pois nada sabiam sobre a empresa, e embora recebessem sempre os seus salários, isso não lhes dava tranquilidade.

A empresa do EUPartilho, crescia num bom ritmo, todos estavam altamente motivados, sabiam exatamente como a empresa funcionava, o que estava bem e o que tinha de ser trabalhado, e contribuíam todos os dias para o crescimento global.

Os tempos foram passando, e nada mudava em cada uma das empresas, e os dois amigos, foram envelhecendo, envelhecendo, até que chegaram ao ponto em que decidiram passar as respetivas empresas para outros empresários.

Apareceram então vários candidatos, alguns internos, outros externos, e todos queriam as empresas porque ambas estavam a crescer, uma mais que a outra, mas ainda assim a crescer.

Chegou então o dia da passagem da "pasta" e o EUSou e o EUPartilho, ficaram a acompanhar o processo temporariamente.

A empresa do EUPartilho, ainda hoje existe e está a crescer sólida no mercado.

A empresa do EUSou, acabou por morrer sem que o anterior empresário percebesse porque é que isso tinha acontecido"

Para pensar:

- 2 empresas podem ser aparentemente iguais, mas será que não é a alma do empresário e seus colaboradores que fazem toda a empresa?

- O que acontece a uma empresa cheia de segredos e que não partilha com os seus colaboradores, criando uma verdadeira estrutura e uma cultura uniforme e cheia de valores e princípios comuns?

- Será o segredo a alma do negócio? Tudo está inventado! Será que não são as pessoas que fazem a diferença?

- Que empresa tem, ou em que empresa está inserido? E se pudesse mudar?

A roda já foi inventada e tudo o mais também!

Aproveite para ser feliz!

Abraços 
Ana Antunes