segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O chefe mandou dizer que não está


O chefe mandou dizer que não está!

Por vezes apetece-me provocar os meus leitores, por isso, hoje segue uma provocação.

Poderia ser para rir, mas será que é?

"- Olá. Passa-me ao Sr. ManLíder, por favor?

- Quem deseja falar com ele?

- ManProspetor!

- Só um momento que eu vou ver se ele está.

………

- ManLíder não está – passados 3 minutos"

Leitura feita: O ManLíder mandou dizer que não está

Quantas vezes lhe parece isto?

Estará isto bem?

Como podem as empresas receber apenas as chamadas que pretendem, e como podem os prospetores ajudar a que isso aconteça?

Esta é provavelmente uma pergunta difícil, com respostas também complexas.

Quando eu souber a resposta certa, eu aviso!

"Não existe resposta certa ou errada, apenas resultados"

Afinal de contas, talvez não existam respostas certas, nem erradas.

Existem aqui várias questões a considerar, que coloco como desafio, como provocação nalguns casos, como proposta para pensar e até para recolher algum feedback sobre boas práticas.

Aceitas este desafio?

1ª provocação –
Como deixa um líder, que tem um papel de decisor, nas mãos de outros a decisão sobre o que é ou não importante para a empresa, e consequentemente nem as chamadas ou emails passarem da porta da receção?

2ª provocação – Cuidado se a 1ª provocação não acontece porque alguma vez “mandou vir” com a receção porque passou uma chamada que não lhe interessava. Esse filtro cabe-lhe a si fazer!

3ª provocação – Como validar o que é importante, sem comprometer a gestão de tempo, que deve ser tão controlada?

4ª provocação – Quando recebe um email, responda, nem que seja para dizer não. Afinal de contas, se o seu tempo é importante, acredite que o tempo dos outros também é, e ninguém, mas mesmo ninguém gosta de sentir que o estão a fazer perder tempo. Se não é para ser tratado por si, passe a outra pessoa mais adequada, com o conhecimento de quem lhe enviou o email. Dessa forma, poupa o seu tempo porque não vai passar a vida a mandar dizer que não está, ou a mandar alguém dizer isso por si.

5ª provocação – Se é um prospetor, tente saber a quem deve dirigir um email, ou uma chamada. Poupe o seu tempo, e o tempo de quem vai receber o seu contato. Nada é mais frustrante do que andar a se passado para outro contato porque afinal não era o primeiro. Tipo bola de ping pong!

6ª provocação – Lê todos os emails que recebe? Então porque o farão os outros? Que emails lê? Os que chamam a atenção? Os que são do seu interesse pessoal ou profissional? Os outros também são assim! Escolha bem a comunicação que utiliza.

7ª Provocação – Todos os clientes são em determinado momento fornecedores. Gosta de receber atenção do seu fornecedor? Ele também gosta de receber atenção, afinal de contas, ele pode vir a ser seu cliente, ou pode ter a possibilidade de recomendar outros. Se mandar sempre dizer que não está, dificilmente lhe passará algum contato.

8ª Provocação – Defina como atender a todos sem comprometer a sua gestão de tempo. Como? Crie regras e faça-as aplicar. Se na receção forem sabidas as regras e as mesmas forem passadas para quem quer falar consigo, isso poupa tempo não só a si, mas também à pessoa que recebe, que também tem mais que fazer do que andar sempre a dizer “agora não”

Desafio:

- O que fazes em cada uma destas provocações?

- Queres partilhar boas práticas para outros?

- Como atender a todos os que querem falar contigo, garantindo a tua boa gestão?

Fala comigo e dá-me as tuas respostas indicando se as posso partilhar!

Eu sou simultaneamente cliente e fornecedor, e tu?

Abraço
Ana Antunes

(Business Coach)