O chefe mandou dizer que não está!
Por vezes apetece-me provocar os meus leitores, por isso, hoje segue uma provocação.
Poderia ser para rir, mas será que é?
"- Olá. Passa-me ao Sr. ManLíder, por favor?
- Quem deseja falar com ele?
- ManProspetor!
- Só um momento que eu vou ver se ele está.
………
- ManLíder não está – passados 3 minutos"
Leitura feita: O ManLíder mandou dizer que não está
Quantas vezes lhe parece isto?
Estará isto bem?
Como podem as empresas receber apenas as chamadas que
pretendem, e como podem os prospetores ajudar a que isso aconteça?
Esta é provavelmente uma pergunta difícil, com respostas
também complexas.
Quando eu souber a resposta certa, eu aviso!
"Não existe resposta certa ou errada, apenas resultados"
Afinal de contas, talvez não existam respostas certas, nem
erradas.
Existem aqui várias questões a considerar, que coloco como
desafio, como provocação nalguns casos, como proposta para pensar e até para
recolher algum feedback sobre boas práticas.
Aceitas este desafio?
1ª provocação –
Como deixa um líder, que tem um papel de
decisor, nas mãos de outros a decisão sobre o que é ou não importante para a
empresa, e consequentemente nem as chamadas ou emails passarem da porta da
receção?
2ª provocação – Cuidado se a 1ª provocação não acontece
porque alguma vez “mandou vir” com a receção porque passou uma chamada que não
lhe interessava. Esse filtro cabe-lhe a si fazer!
3ª provocação – Como validar o que é importante, sem
comprometer a gestão de tempo, que deve ser tão controlada?
4ª provocação – Quando recebe um email, responda, nem que
seja para dizer não. Afinal de contas, se o seu tempo é importante, acredite
que o tempo dos outros também é, e ninguém, mas mesmo ninguém gosta de sentir
que o estão a fazer perder tempo. Se não é para ser tratado por si, passe a
outra pessoa mais adequada, com o conhecimento de quem lhe enviou o email.
Dessa forma, poupa o seu tempo porque não vai passar a vida a mandar dizer que
não está, ou a mandar alguém dizer isso por si.
5ª provocação – Se é um prospetor, tente saber a quem deve
dirigir um email, ou uma chamada. Poupe o seu tempo, e o tempo de quem vai
receber o seu contato. Nada é mais frustrante do que andar a se passado para
outro contato porque afinal não era o primeiro. Tipo bola de ping pong!
6ª provocação – Lê todos os emails que recebe? Então porque
o farão os outros? Que emails lê? Os que chamam a atenção? Os que são do seu
interesse pessoal ou profissional? Os outros também são assim! Escolha bem a
comunicação que utiliza.
7ª Provocação – Todos os clientes são em determinado momento
fornecedores. Gosta de receber atenção do seu fornecedor? Ele também gosta de
receber atenção, afinal de contas, ele pode vir a ser seu cliente, ou pode ter
a possibilidade de recomendar outros. Se mandar sempre dizer que não está,
dificilmente lhe passará algum contato.
8ª Provocação – Defina como atender a todos sem comprometer a sua gestão de tempo. Como? Crie regras e faça-as aplicar. Se na receção forem sabidas
as regras e as mesmas forem passadas para quem quer falar consigo, isso poupa
tempo não só a si, mas também à pessoa que recebe, que também tem mais que
fazer do que andar sempre a dizer “agora não”
Desafio:
- O que fazes em cada uma destas provocações?
- Queres partilhar boas práticas para outros?
- Como atender a todos os que querem falar contigo,
garantindo a tua boa gestão?
Fala comigo e dá-me as tuas respostas indicando se as posso partilhar!
Eu sou simultaneamente cliente e fornecedor, e tu?
Abraço
Ana Antunes
(Business Coach)