segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

É meu ou é nosso?


"O sucesso não vale nada se não temos alguém para partihá-lo" Anthony Robbins

Meu ou nosso

Estes são dois termos que usamos conforme nos dá jeito.

Mas porque fazemos isso?

Diria que terá a ver com o sentido de pertença.

Há alguns anos, tive um professor que disse algo que eu fixei para a minha vida.

Permite-me partilhar contigo: Um casal só está verdadeiramente comprometido entre si, se em vez de existir o “eu” ou o “meu”, existir o “nós” ou o “nosso”

Este exemplo é perfeito num casal.

E numa empresa? Também é assim?

O empresário acha que a empresa é sua, ou de todos?

De facto, se o empresário não existir, não existe empresa, mas e o contrário? Se os colaboradores não existirem, existe empresa?

Havendo mais do que um sócio numa empresa, ela é minha ou nossa?

As minhas equipas assumem-se como parte da empresa, ou só estão
lá para receber no final do mês?
Apenas algumas questões para refletir!

Já tenho saudades de uma história. Vamos a ela?

“Há alguns anos atrás, existiram duas empresas, do mesmo setor de atividade.

Ambas tinham um sócio gerente que estava a representar a gestão da empresa.

Ambas as empresas tinham 100 colaboradores.

Ambas as empresas trabalham no mercado interno, com o mesmo tipo de clientes.

Houve um dia em que o setor de atividade destas empresas começou a ter problemas e por isso era preciso fazer alguma coisa, se queriam sobreviver.

Aparecem então 2 personagens que já fizeram parte das minhas histórias. O EuLíder, e o EuSei.

O EuSei tinha tudo centralizado em si. Tinha tudo absolutamente controlado, ou talvez não. O EuSei era adepto do “meu”. Quando o EuSei quis fazer alterações, os colaboradores, ou talvez lhes possa chamar “criados”, ficaram todos de braços cruzados à espera das ordens para que se fizesse alguma coisa.

Precisas que te conte o fim desta empresa? O EuSei não mudou, e os seus colaboradores não quiseram saber da empresa para nada. Isto não é nada meu!

O EuLíder por outro lado, era muito dinâmico, envolvia os colaboradores numa empresa que era “nossa”.

Assim, reunindo as equipas, o EuLíder pediu ajuda para encontrar soluções, envolvendo todos e cada um deles neste processo.

Os colaboradores tinham um sentido de pertença. A empresa é nossa, diziam eles, e por isso, a empresa deles persiste aos nossos dias, sendo uma empresa internacional, e em que o espírito de grupo é visível em cada uma das pessoas que lá colabora.”

Desafio:

- Se és empresário, percebe se és um EuSei ou um EuLíder

- Se és colaborador numa empresa, responde se a empresa também é tua, ou se estás lá só porque sim

-Se és empresário, pergunta aos teus colaboradores o que eles sentem de ti. Prepara-te para ouvir coisas boas e outras não tanto. Não te defenda dos comentários. Toma notas e reflete sobre elas. No fim, fala com todos sobre as tuas reflexões

- Se és colaborador, percebe se estás a fazer aquilo que gostas. Se não é o que queres fazer, pondera mudar. Não está bem nem para ti, nem para os outros que estão contigo.

Abraço
Ana Antunes

(business coach)