terça-feira, 4 de março de 2014

Como ter um Dia perfeitamente Produtivo.


O mais provável é que ontem, o dia antes, e talvez toda a semana que passou o tenha deixado com um sentimento de frustração. Começou o dia com grandes expectativas e boas intenções mas acabou sobrecarregado e ansioso por tudo aquilo que ficou por fazer.
E se houvesse uma forma ou um sistema que não só o ajudasse a conseguir riscar mais tarefas da sua lista, mas também o ajudasse a ter os dias mais produtivos de sempre?
Pois, e há! E será apresentado no nosso Workshop 'Gestão do SEU Tempo e Produtividade'

Não me entenda mal, mas tal como eu, deve estar cansado de Formações de Gestão de Tempo, onde são apresentadas Listas To-Do, Prioridades e Horários.... e dias depois nada acontece, voltamos aos nossos hábitos. Até à próxima formação de gestão de tempo.



O nosso Workshop, liderado por Business Coaches, apresenta-lhe um sistema, em que aos poucos vai melhorando a sua performance e produtividade, garantindo assim o seu crescimento enquanto profissional e ganhando tempo livre, se for esse o seu desejo.
Enquanto aguarda o dia do Workshop, deixo aqui algo que certamente o irá ajudar.

'Os problemas da vida não seriam chamados de obstáculos, se não houvesse forma de os ultrapassar.'


Como ter um dia Produtivo perfeito 

Cada um dos nossos dias está totalmente preenchido com as mais variadas actividades, a nossa lista de tarefas nunca tem fim, sempre com alguns dos itens a serem transladados para o dia seguinte, e pior, sabemos que vamos acordar amanhã sabendo que temos de lidar com este ciclo vicioso.

Mas pode melhorar, se usarmos todos os nossos erros como oportunidades para melhorar. Eu também vivo no buraco deste ciclo do tempo, mas o meu está preenchido com dias produtivos, graças a este sistema de produtividade.

Todos os meus dias, independentemente onde esteja no mundo, começam da mesma forma, com as mesmas actividades e que são maioritariamente profissionais.
À hora que ler este artigo, já terei mais trabalho feito neste dia, do que anteriormente conseguia com uma semana de trabalho.
Esta é a diferença entre seguir um sistema ou ir inventando o meu dia conforme ia passando. A diferença entre ter mais liberdade e entre um dia de ansiedade.

Tudo depende daquilo a que chamo o paradoxo da produtividade: "Quanto mais estruturado estiver o seu dia , mais liberdade terá na sua vida."

À primeira vista parece não fazer sentido, como será possível que ter mais regras e ser intransigente connosco próprios, nos torna mais livres?

Quando temos regras, somos disciplinados e conseguimos ser chatos no nosso dia de trabalho, fazemos mais! Somos mais produtivos, conseguimos sair a horas da empresa, estamos dentro de prazos, levamos menos "bagagem" para casa, estamos menos cansados e conseguimos estar mais presentes perto da nossa família.

Poderá ter o dia perfeito - todos os dias. Hoje, amanhã e sempre.

Para o ajudar, tem aqui 5 Regras que poderá utilizar para organizar melhor a sua vida:

Regra nº 1 - tudo começa agora.

Crie a sua Lista de Tarefas - e trabalhe sempre a partir de listas.
Nunca pare a pensar "o que vou fazer agora?"  -  Faça uma lista com tudo o que necessita e fazer hoje, e ponha o que lhe custar mais, em primeiro lugar!

Regra nº 2 - rentabilize o seu amanhã, dormindo bem hoje!

Regra nº 3 - defina rituais e rotinas de trabalho

"Faça o mais importante assim que se levanta. O nosso cérebro funciona melhor a seguir a dormir, depois de ter descansado, e de se ter recuperado do dia anterior" - Daniel Coyle

Regra nº 4 - liberdade através da estrutura

Eu sigo o mesmo plano quase todos os dias, aqueles em que não estou nos meus clientes, onde começo cedo para aproveitar as horas do dia quando estou mais produtivo, conseguindo assim duplicar o meu desempenho em relação às alturas do dia em que estou mais... lento?
Em conjunto com outros factores, que explicamos melhor no nosso Workshop 'Gestão do SEU Tempo e Produtividade', terá de identificar, alimentar e proteger a altura do dia em que é mais produtivo, para conseguir fazer mais, para assim dispor de mais liberdade.
"A vida é difícil para quem a quer viver facilmente. O inverso também é verdade"

Regra nº 5 - seja intransigente consigo

Depois de estruturar o seu dia, e de definir os rituais e rotinas, conforme as suas necessidades profissionais e as horas em que é mais produtivo, seja intransigente consigo mesmo. Discipline-se. Sem desculpas!

Estas simples regras, já o poderão ajudar a criar mais liberdade na sua vida, em conseguir fazer mais, em ajudar mais pessoas e em ganhar mais tempo e dinheiro. Trabalhará menos, mas melhor, mais concentrado e focalizado e de uma forma mais eficiente.
Se estiver mesmo bloqueado ou paralisado, sem saber como melhorar a sua produtividade, assista ao nosso Workshop 'Gestão do SEU Tempo e Produtividade'.

Bem-hajam
Miguel Moreira