Apenas comunicamos quando temos feedback!
Muitos se lembrarão da publicidade (não direi a marca):
......blá, blá, blá, "comida" saquetas ....... blá, blá, blá, "comida" saquetas ... - vê-se ao mesmo tempo um gato a olhar para a sua dona a ouvir apenas "comida" saquetas
Comunicação impecável! Ou talvez não!
Todos nós temos essa capacidade extraordinária de ouvir apenas o que nos interessa. O típico "entra a 100 e sai a 200"
Quando obtemos uma resposta à nossa mensagem, então estamos a comunicar com essa pessoa que nos dá feedback.
Mas cuidado com as aparências!
Deixem-me contar uma pequena história real ....
- Filha, preciso que vás à D. Alice comprar um chouriço.
- Ok mãe, vou agora mesmo.
Dirige-se a Maria à D. Alice e pede-lhe um chouriço para levar à mãe.
Mas vem de mãos a abanar, muito triste e até embaraçada. Chega-se então ao pé da mãe.
- Mãe! A D. Alice disse que não vende chouriço!
- Mas ela tem sempre! - diz a mãe
- Ela até se riu ao pé dos outros meninos e por isso vim-me embora. - Disse a Maria
A mãe percebe logo tudo!
Existem 2 D. Alices (que ela saiba). Uma é de uma mercearia lá da terra, e a outra, é a Sra. que dá explicações às crianças depois das aulas.
Parecia que a comunicação tinha sido perfeita, mas afinal houve um mal entendido.
Por quantos mal entendidos já passou, apenas porque a informação passada não era clara?
Tarefas aparentemente simples (apenas simples para nós, teremos nós de assumir), devem ser corretamente transmitidas, tendo sempre a certeza que houve comunicação, ou seja, que a mensagem passou de forma muito clara.
E não parta do pressuposto que o outro já sabe!
Um dia, agarrei numa pasta lá do escritório, e perfecionista como sou, fiquei muito desapontada com o que vi.
Os documentos estavam todos arquivados, mas todos desalinhados. Umas folhas estavam mais para cima, outras mais para baixo, tudo perfeitamente desencontrado.
Não percebia como é que uma tarefa tão simples, e que até uma criança sabe desempenhar (julgava eu), não tinha sido bem executada.
Culpa minha! Claro!
Não tinha nada que assumir que todas as pessoas sabem que se deve dobrar a folha a 1/2 e colocar esse 1/2 no rasgo que aparece no furador. Sim, porque eu sou totalmente não adepta do marcador do meio da folha que está sempre fora do sítio!
Nunca assuma que alguém sabe o que tem a fazer.
Mesmo depois de o outro ser instruído, não se esqueça que de vez em quando, deve haver um refresh da informação, para ter a certeza que ainda sabe fazer da maneira que entende correta.
Cuidado com a forma como o outro o ouve. Não se esqueça que umas pessoas são mais visuais, outras mais auditivas e outras ainda mais sensitivas. Todas elas ouvem de maneira diferente.
Quando dá instruções, tem de perceber quem está do outro lado. Isso faz toda a diferença na comunicação.
Desafio:
- Cada vez que dá uma instrução, peça ao outro para confirmar a mesma.
- Utilize jogos de palavras na comunicação. Utilize palavras que apelem à audição, à visão ou à sensação.
- E o que funciona melhor consigo? Escute-se com atenção para perceber que palavras funcionam melhor consigo.
Envie-me um email (ana.antunes@possibilidades-infinitas) e responda:
* Sou auditivo porque ....
* Sou visual porque ......
* Sou sensitivo porque ......
Já agora! Não se esqueça que tem um pouco destas 3 formas, mas por norma, uma delas é mais predominante.
COMUNICAR ≠ FALAR
COMUNICAÇÃO = FEEDBACK
Abraços
Ana Antunes