Se te perguntar quais são as 2 coisas mais importantes numa empresa, qual a tua resposta?
Na minha atividade de Business Coach, falo com muitos empresários, quer nas ações diretas que tenho com eles, quer através nos inúmeros seminários e workshops que faço, e a resposta é quase sempre unânime: As Pessoas e o Marketing. alguns também referem o dinheiro (lamento informar que este último fator é uma consequência dos outros 2 mais referidos)
É curioso verificar também que quando falo das ações a implementar nas empresas, o que têm feito, o que estão a planear fazer, que resultados vão ter ..... entre outras questões que coloco para desenvolver os empresários e consequentemente as suas empresas ....... A resposta mais comum é também: Não temos dinheiro para fazer marketing, não temos dinheiro para desenvolver as pessoas (vulgo formação).
Fico um bocado baralhada com isto
.... Afinal são as Pessoas e o Marketing tão essenciais e tão desprezadas?
.... Afinal são as Pessoas e o Marketing tão essenciais e tão desprezadas?
Porque é que acham as empresas que esse tipo de investimento é demasiado caro? Porque é que não gastam dinheiro com isso?
Será que é porque ficam com a sensação de estar efetivamente a fazer um gasto? E se estiverem a fazer um investimento?
Afinal de contas, o que é um investimento? Algo onde se aplica uma determinada quantidade de recursos com o objetivo de ter um retorno futuro?
Não será de certeza essa a definição que aparece nos livros, mas será que não é isso mesmo em linguagem que se entenda?
E se fosse possível fazer investimentos destes, sem grande dispêndio de recursos?
E se fosse possível as pessoas desenvolverem-se ao mesmo tempo que trabalham?
Até podem as próprias pessoas estar a aprender e ao mesmo tempo a aplicar estratégias efetivas para a empresa!
Desafio nº 1:
Pense que tipo de ações já fez e que resultados obteve
Desafio nº 2:
Pense que tipo de ações pode desenvolver, como fazê-las e que retorno quer obter. Não se esqueça de colocar também um cenário de: E se correr mal, que volta dar rapidamente!
Desafio nº 3:
Faça um bom diagnóstico aquilo que necessita efetivamente. Não se esqueça que os recursos são escassos, e que estamos em constante mudança, por isso esteja preparado para ir mudando com a sua envolvente
Desafio nº 4:
Conheça as nossas soluções para apoiar num bom diagnóstico antes de fazer o investimento posterior. Pense bem (mas rápido) antes de agir. Seja certeiro nas suas escolhas.
Fale comigo para: ana.antunes@possibilidades-infinitas.net
Abraços
Ana Antunes