segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mais vale um mau acordo que acordo nenhum



A teimosia humana é uma característica comum.

Está a teimar que não é? Será teimosia natural?

A maior parte de nós (se não todos) já era assim em criança.

Quando precisamos fazer algum acordo com alguém, gostamos de manter a nossa posição até ao fim. 

Como se disso dependesse a nossa vida. Como se só a nossa palavra fosse válida.

E por fim, por vezes, perdemos tudo, porque não quisemos fazer acordo nenhum.

Não valeria a pena às vezes, fazer um mau acordo?


Será que não é preferível por vezes perder algo em troca de alguma coisa?

Não será preferível por vezes vender menos mas vender alguma coisa (às vezes melhor!)?

Não será preferível por vezes não receber todos os direitos, mas receber pelo menos uma parte?

………..

Apenas para pensar!

E para partilhar uma história que me foi cedida pela Vera Leite, uma assídua leitora das nossas publicações, que gentilmente me permitiu contar uma das suas experiência que ela própria viveu.

Que a história lhe sirva para pensar, e ponderar como extrapolar para a sua vida pessoal ou profissional.

” No dia-a-dia pessoal... vou contar-vos uma "boa"! Eu e a minha filha de 3 anos:
Eu: Mariana, dois episódios do Mickey e vamos para a cama.
Ela: Não, não quero ir para a cama! Quero ver muito!!  (atenção ao detalhe expressivo da pequena! "Quero ver MUITO"!!! lol XD)
Eu: Pois, mas está a ficar tarde, está quase na hora de ir dormir, já é muito "de noite"!! Então três!! Três episódios e caminha dormir!!
Ela: Está bem, três! ... uuummmm ... dois ... três (gesticulando com os dedinhos) ... três! Com aquela "carinha de lata" abraça-se a mim e ainda me diz -  "Mãe... Adó-te!! - (na linguagem dela = "Mãe, adoro-te!"... lá ficou toda contente ... e eu também!)
Eu: OK! Negócio feito... vamos lá... episódio 1 - escolhe qual queres (e leio-lhe em voz alta os vário títulos)... e assim sucessivamente...
Ela: (terminado o 3º episódio) Levanta-se, apaga a televisão, desliga os botões do aquecedor e vai deitar-se na caminha sem hesitar e sem reclamações! :)

Meio-Termo... Óptimo negócio... ambas as partes muito satisfeitas!”

Desafio:

- Faça uma lista de situações que tem em mãos para resolver pela via da negociação;

- Para cada uma das situações crie 3 cenários possíveis de resolução;

- Coloque em prática e verifique os resultados. Se for necessário, mude os cenários;

- Tente negociar sempre pelo cenário que lhe é mais favorável, mas esteja preparado para ceder. Até porque já tem outros 2 cenários disponíveis!

Já agora não se esqueça que a outra parte também pode ter vários cenários para contrapor aos seus!

Abraços
Ana Antunes