Só começamos a melhorar, quando deixamos de nos queixar dos outros, para nos queixarmos de nós.
Toda a vossa coragem se deve empregar a construir, e não a combater.
Para isso devemos incentivar a qualidade no exercício das funções e premiar o mérito, melhorar a imagem e renovar estratégias de comunicação.
As ações de formação servem para fazer parar as pessoas, e pô-las a pensar!
Se um profissional ao fim de 5 anos no mercado de trabalho, nunca investiu em si, tornar-se-á, obsoleto.
As pessoas não podem estar à espera que as empresas invistam nelas, têm de ser elas a investir.
Não basta ter o conhecimento técnico, é preciso saber fazer, e o saber fazer, está relacionado com o conhecimento do mercado, mas também com as soft kills: todas as componentes comportamentais, de postura, de gestão de tempo, de gestão de stress, que fazem parte da vida profissional e devem ser muito desenvolvidas.
Neste sentido, e recorrendo ao auxílio de formação profissional, eficiente e eficaz, no seio da própria empresa, é que os empresários vão conseguir melhores resultados, quer a nível da qualificação, quer ao nível da produtividade.
Desta forma, se as empresas levarem a preceito a formação profissional, transformam o seu investimento numa mais valia para os quadros da sua própria empresa.
"Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia ser impossivel." ( Charlie Chaplin ).
Abraços
Elisabete Cândido