sexta-feira, 20 de junho de 2014

As Vendas!



                                                                     As Vendas!

Apenas irei mencionar conceitos básicos de vendas, mas, que analisados cuidadosamente, poderão servir como grandes ferramentas para Vender.

Existem 2 tipos de Vendas, a Venda Passiva e a Venda Ativa.

Venda Ativa, é a parte realizada pelo profissional de vendas,e a Venda Passiva, é a parte realizada pelo trabalho de marketing realizado.
Muitas vendas são praticamente realizadas por venda passiva, porque têm um bom plano de marketing e possuem uma marca forte consolidada.



A venda envolve 3 elementos:

Cliente: é o mais importante da empresa, e é para eles que a venda é focada.
Deve-se fazer uma análise das suas necessidades e gostos para satisfazer o cliente. Sabendo as carateristicas e preferências do seu cliente, conseguirá separar o público alvo desejado da restante população, e fica mais fácil escolher as estratégias de marketing apropriadas para determinado produto e consequentemente se obterá um maior retorno e o aumento da satisfação dos clientes.

Produto: pode ser qualquer bem ou serviço, que tenha como finalidade porporcionar algum beneficio ou facilidade ao cliente.
Alguns beneficios oferecidos pela empresa: garantia do produto, rapidez na entrega, serviço pós- venda, são beneficios que o cliente leva em consideração.

O Profissional de Vendas: é uma ferramenta fundamental para a conquista e fidelização do cliente para a empresa, sendo ele que realiza a prospeção de possíveis clientes.O profissional de vendas deve ter conhecimento de técnicas de vendas, uma boa postura, apresentação adequada à situação e seguir um procedimento de vendas para obter resultados favoráveis.
As carateristicas principais de um vendedor são: atenção, interesse, conhecimento, persuasão e ação.

Procedimentos de Vendas

Existem algumas técnicas de vendas que tem como objetivo facilitar e agilizar a venda em si .Todas as etapas são muito importantes, pois o conjunto irá resultar ou não numa venda.

Os procedimentos estão divididos em 7 partes: prospeção, apresentação, abordagem, sondagem, negociação, fecho de vendas, e seviço pós-venda.
Prospeção: Analisar e estudar quais os potenciais clientes, para o seu produto, a localização geográfica e quais as suas carateristicas.
Apresentação ( 1ª contato ): quando o vendedor se apresenta e apresenta o nome da empresa.
Abordagem: Explicar o motivo do contato.
Sondagem: Consiste em extrair informações do cliente durante a conversa. para que haja um direcionamento das vantagens certas do produto ou serviço e consequentemente um melhor resultado.
Negociação: É onde ocorre a apresentação da proposta, e nesta etapa o profissional de vendas expõe os beneficios do produto ao cliente, responde a dúvidas e rebate objeções.
Fecho de Vendas: É onde ocorre a realização da transação, e é clarificado qualquer dúvida em relação ao produto\ serviço.
Pós-Venda: O profissional de vendas deve continuar a acompanhar o cliente para o manter fiel à empresa e para que continue a comprar.

Adotando estes procedimentos todos podemos ser bons vendedores e realizar objetivos!

Abraços
Elisabete Cândido