segunda-feira, 30 de junho de 2014

A mesma maneira = Os mesmos resultados


A mesma maneira = Os mesmos resultados

Se fizer as coisas sempre da mesma maneira, obterá sempre os mesmos resultados.

Isto é uma verdade para todas as nossas áreas, quer pessoais, quer profissionais.

Mas sabendo tudo isto, porque é que é tão difícil mudar?

Naturalmente, somos todos resistentes à mudança. É difícil sair da nossa zona de conforto.

Todos temos um desejo enorme de mudar, e dizemos isso à “boca cheia”, mas depois vem o nosso subconsciente que nos diz:

 - És parvo! Estás tão bem como estás! E depois, o que é que vai acontecer?

Já se apanhou a dizer isto?

E nós, desejosos de mudar,
temos sempre o síndrome do auto-boicote.


A nível profissional, isto também acontece.

Quantas vezes já ouviu:

- Eu fiz sempre assim, e sempre deu resultado – Este é o síndrome das empresas velhas: “Burro velho não aprende língua” – já ouviu este ditado?

Estas são as empresas que ainda não perceberam que já nada é como antigamente, nada é como ontem, nada é como há pouco!

São as empresas que insistem em manter rotinas, regras, modelos de antigamente, que já funcionaram, mas que não perceberam que o mundo gira cada vez mais rápido. O dia de amanhã, não vai ser igual ao de hoje.
Tudo mudou! E tudo muda cada vez mais depressa.

Também já terá ouvido:

-Quem são estes agora, que me aparecem aqui a dizer como se faz. Eu é que sei!

Este é o síndrome do “Eu sei”

Enquanto se mantiverem neste registo, nada mudará, porque esta pessoa não está disposta a abrir a mente para novas metodologias, e não está disposto a ser criativo, a fazer de forma diferente para obter resultados igualmente diferentes.

E também já ouviu dizer:

- O meu marketing é lindo!

Este é o síndrome do “Está bonito, deixa estar”

Mas o marketing está a vender’

Ou só está a criar imagem?

A imagem é importante, mas não chega!

Pode até dar credibilidade. Mas e a venda? Está a vender?

Utiliza várias estratégias de marketing que levem à venda?


Afinal, nenhuma empresa resiste sem vender.

Também já ouviu a expressão:

- Abordou os meus clientes sempre da mesma maneira.

Este é o síndrome do “cliente especial”

A sério? Cliente especial? Mas se ele é especial, porque é que a abordagem com ele é igual à de todos os outros?

Os clientes são todos diferentes, e depois são tratados todos da mesma forma?

Poderia continuar a dar outros exemplos, e a criar novos síndromes, mas já deve ser capaz de se imaginar a si mesmo, apanhado nesta armadilha do “fazer sempre o mesmo”, e no fim, “obter sempre o mesmo resultado”

Desafio:

- Se não consegue pensar diferente, arranje alguém que lhe faça perguntas, que o ponha a pensar sobre o tema e a mudar o “chip”

- Todos os dias, no final do dia, ou outra altura qualquer que seja mais interessante para si, olhe para o que já fez, e escolha uma das suas rotinas.
Pense de que outra forma pode fazer essa rotina, e veja os resultados que obtém.
Se ainda não consegue pensar diferente e fazer perguntas a si mesmo, peça ajuda a um amigo, familiar, ou a um profissional de coaching.

Quer aproveitar a minha ajuda?

Ofereça-lhe uma sessão de 1 hora de coaching.

Envie-me um email para ana.antunes@possibilidades-infinitas.net, e diga qual a rotina que quer mudar e porquê.

Se é um empresário , diga qual o seu desafio, e qual o resultado que pretende obter.

Ajudarei a encontrar caminhos para lá chegar

Abraços
Ana Antunes