quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O Business Coach e o Empresário


 Artigo escrito para a Revista Invest e publicado aqui

O Business Coach e o Empresário

Muito se fala sobre coaching, e existem muitas vertentes de uso desta ciência.

Existe life coaching, executive coaching, business coaching, e começam a aparecer outras formas que muitas pessoas terão já ouvido falar.

Todas elas trabalham áreas distintas e não serei eu a falar delas, pois a minha especialidade é business coach.

Contudo, existe algo comum em todas as ramificações do coaching. Um ponto de partida ou situação atual, um ponto de chegada ou um objetivo, um sonho. Pelo meio, existem os recursos existentes como as competências, meios materiais, tempo entre outros. Existem também pelo meio algumas crenças, algumas convicções, sendo que algumas são limitadores e outras potenciadoras. Há que pegar nisto tudo e encontrar os caminhos que levarão do ponto inicial, até ao ponto onde se pretende chegar.

Permita-me contar uma história que servirá para ajudar a mostrar o que é afinal o business coaching.

Era uma vez dois empresários amigos ….. (é assim que começam as histórias, correto?)

Ambos tinham empresas no mesmo ramo de atividade, mas enquanto uma crescia, a outra sofria um declínio acentuado.


A empresa que crescia, tinha contratado um business coach, numa altura em que sentiu que estava na altura de fazer algo diferente. Algo mais focado.

A empresa que declinava, entendeu que não seria útil contratar alguém para ajudar porque decidiu que o importante era cortar custos.

Até aqui, parece tudo bem. Quem sou eu para julgar decisões?

A empresa que cresce, cujo empresário tem por nome Eulider, percebeu que existem muitas formas de tornar sustentável a sua empresa, tendo feito investimentos importantes, suportados pelo outro lado da balança, ou seja, aumentando as suas vendas.

A empresa em declínio, cujo empresário tem por nome Eusei, entendeu que para contrariar o declínio deveria cortar gastos, despedindo os colaboradores mais velhos a quem pagava mais, contratando prestadores de serviços mais baratos, cortando na área de marketing, despedindo a maior parte dos vendedores já que eles não estavam a fazer nada ….. já percebeu o panorama, presumo.

O tempo vai passando e o Eulider cresce cada vez mais, enquanto o Eusei perde cada vez mais dinheiro.

Um certo dia, o Eulider e o Eusei encontraram-se, como aliás é normal entre amigos.

O Eulider viu o seu amigo muito em baixo, muito apagado, e preocupado com o que viu perguntou:

- Eusei, o que se passa contigo?

- É a crise, tem-me levado tudo. O Estado leva-me o dinheiro todo, a troika é sempre a mandar para baixo, os vendedores não vendem nada, os clientes já não nos compram … - consegue imaginar o monte de desculpas que ele foi dando.

- E tu, Eulider, andas tão bem! Como consegues tendo tu uma empresa igual à minha?

- Igual não é, porque na minha empresa está tudo a caminhar na direção que eu defini – disse o Eulider.

- Mas como consegues? Eu não paro um minuto, estou sempre a resolver problemas. São uns atrás dos outros. Já nem sei qual é o objetivo! É mesmo tentar não morrer à espera que algo aconteça!

- Eusei, tens de parar, pois neste momento estás a correr para o abismo – disse Eulider.

- Mas qual é o teu segredo?

- O meu segredo sou eu mesmo. Apenas tenho tido ajuda do meu coach, que me ajudou a relembrar qual é o meu sonho, e puxou por mim para encontrar o meu caminho. Estou focado e quando algo me tenta desviar, ele volta a colocar-me o foco necessário. Quando os resultados não estão a aparecer como gostaria, ele motiva-me para que nunca desista!

- Ele também foi ter comigo, mas era muito caro para mim. Fizeram um preço mais baixo para ti? – perguntou Eusei.

- O preço não era tão importante assim, porque percebi que era apenas um investimento, e que o retorno até era bem rápido. Fazemos tantos investimentos deitados para o lixo, mas este não me pareceu que era, e de facto, não foi mesmo!

Pois é, qualquer empresário, e até qualquer pessoa consegue fazer isto sozinho, mas é um processo mais lento, e que exige muita autodisciplina.

O segredo, está em cada um, e é esse segredo que é revelado, potenciando cada indivíduo rumo ao seu sonho.

Algumas pessoas têm tudo o que necessitam, outras necessitam de melhorar competências, ou adquirir outros recursos.

Mas no fim, o segredo é seu. Apenas precisa de saber quem é e onde está, o que quer ser daqui a um mês, um ano, cinco anos ou até mais. Precisa de conhecer os seus recursos atuais e aqueles que necessita adquirir.

A seguir, só tem de escolher qual o caminho que quer seguir, ter muita disciplina, ser intransigente no planeamento e seu cumprimento, manter-se focado não permitindo desvios nem mesmo para as urgências, que por norma são de outros. Manter- se focado e motivado. E sobretudo, nunca desistir.

O coach é aquela pessoa que o ajuda com todo este processo.

Sonhe sempre, sonhe muito, e nunca desista, porque os resultados acabarão por aparecer.

Ah... já agora, não se esqueça de celebrar sempre que atinja uma meta.

Seja feliz!

Abraços 
Ana Antunes