quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Os sonhos são pensamentos ainda não vivenciados.

                                Os sonhos são pensamentos ainda não vivenciados.
  Podem ser chamados de "desejos inconscientes". É muito importante sonhar! Sonhadores sempre têm um futuro promissor e um presente de realizações. 
Pensamentos geram sentimentos, e estes geram comportamentos. Os comportamentos acarretam consequências no mundo físico, que por sua vez geram novos pensamentos, completando o ciclo do pensar-sentir-agir.
A motivação é o combustível para se atingir determinados objetivos, e  isso é fundamental para se alcançar o sucesso! 
 Quando alguém traça uma meta, está a trabalhar na construção do seu destino.
 A ligação entre sonho e meta é: meta é sonho com data marcada. Sonhar (ainda que acordado) só pode ser concretizado quando se sai do território do "algum dia" para o campo da data agendada.
Seria possível uma pessoa conquistar o pico mais alto da terra  - o monte Everest - sem um planeamento? Simplesmente, não! Para chegar ao topo é preciso planear cada detalhe: distância, altura, temperatura, roupas, equipamentos, etc. Sem isso a morte é certa. Desse modo, sem planeamento é quase impossível atingir grande metas. Infelizmente, porém, o cérebro humano não é direcionado para o planeamento.

10 Passos para alcançar metas e objetivos


1. Não desista de seus sonhos.

Os sonhos mantêm-nos vivos. Quando uma pessoa deixa de sonhar, de certeza que a  sua vida se enche de frustrações, porque ela perdeu a visão de futuro. Quando falamos em "não sonhar", não nos referimos aos sonhos  que as pessoas têm enquanto dormem. Falamos daqueles sonhos de olhos abertos: a carreira profissional, a nova universidade, a especialização, a pós graduação, o carro novo, uma viajem,  a mudança de cidade, a nova casa,  um empréstimo, a mudança de negócios, o livro publicado, o casamento, os filhos formados...Sonhos! Eles dão um sabor muito especial à vida, acalentam a existência e motivam o viver. Sendo assim, continue sonhando! Agora, cuidado com o que você sonha, porque pode dar certo!

2. Escreva sempre suas metas.

Experiências mostram que é muito importante escrever e guardar aquilo que se escreveu: é o sonho colocado no papel. No mundo dos negócios, tudo tem de ser por escrito: contratos, empréstimos, acordos, declarações,  etc. Tudo o que é importante, deve ser registrado, escrito. Mas e a vida, não é importante? Se perguntarmos às pessoas o que elas farão, serão ou terão daqui a um, dois, cinco, ou dez anos, a maioria vai dizer: "Ainda não parei para pensar nisso...". Interessante: não teve tempo para pensar na coisa mais importante que é sua vida!
 Então, para estar motivado, escreva suas metas para os próximos meses e para os próximos anos. Acredite!
Coloque isso em prática e veja os resultados!

3. A meta tem de ser sua!

Não é possível viver a vida por outras pessoas.
 SE a meta não é sua, você  desistirá logo.

4. É preciso estar comprometido totalmente com a meta dia e noite!

Estar comprometido é mais do que estar envolvido. Por exemplo, imagine uma refeição com ovos e bacon: a galinha estava tão envolvida que até forneceu os ovos; mas o porco se comprometeu de tal maneira que deu sua preciosa vida. Comprometimento é envolvimento total.

 5. Uma meta deve ser grande!

 E tão grande que quando contada para amigos, familiares, vizinhos e colegas, eles cheguem a duvidar. Por exemplo: estudar numa universidade americana nos próximos cinco anos! Trabalhar numa empresa de informática no Japão em três anos! Ser professor titular da sua especialidade, numa grande universidade! Escrever um best-seller em seis anos! Ser um apresentador de  televisão ...Coisas que causem espanto.

6. Uma meta deve ser bem específica.

Na vida precisamos de objetivos bem definidos. O que  quer na realidade?
 Estudar, trabalhar, trocar de casa ou carro, aparecer na TV, ter um bom programa de rádio?
 Muita gente diz: "quero ganhar dinheiro" Sim, mas já tem algum dinheiro  no bolso...A resposta deveria ser: quero 50 000 euros ! Deste modo o cérebro é sensibilizado e regista o seu pedido específico. O cérebro só entende mensagens exatas, porque assim pode autorizar o subconsciente a trabalhar intensamente.

7.Uma meta deve ser longa.

É preciso planear a curto, médio e longo prazo. Mas antes de tudo é preciso ter na vida um bom e atraente projeto para os próximos anos. Assim, se seu chefe lhe chamar a atenção amanhã logo , você não se vai  incomodar, porque o seu projeto é de longo prazo, e por isso não vai ficar chateado, pois o foco da sua visão está muito além. É como estar no cume de uma montanha: você vê tudo ao longe. Assim, planeie os cinco, dez, quinze anos nos seus aspectos fundamentais. Com um bom plano para os próximos dez anos, é possível fazer a semana, o mês, o semestre e o ano seguinte bem mais agradáveis, independentemente de quem seja o adversário, provocador ou perseguidor.

8. Descubra onde você está, pois este é seu ponto de partida.

Para chegar a algum lugar é preciso ter consciência do ponto de partida: é ai que começa a caminhada. Na vida, não se pode  retroceder, só prosseguir.
  Esse é seu ponto de partida!
 Se for adquirir um novo carro, quanto dinheiro você tem no banco? Se for fazer uma  viagem de sonho, para quando  será? Como resolverá a questão do trabalho? É preciso ter a nítida consciência do lugar em que se está, e da estrada que precisa ser  escolhida.

9. Coloque uma data.

Tudo aquilo que for colocado na categoria de "qualquer dia" não vai funcionar. O motivo é muito simples!
A agenda não marca qualquer dia, nem o calendário! Pessoas que não querem assumir compromissos apenas dizem: "Qualquer dia  eu vou dar uma passeio de helicóptero!" Como o "qualquer dia" não vem, elas nunca dão seu passeio panorâmico. Isso realmente é incrível! Pessoas que se sabotam a si mesmas diariamente!
 Agora, para gerar compromisso, é preciso dizer: "Até o final de 2014 eu vou dar um passeio de helicóptero..." ou "Até julho do ano que vem, terei lido sete livros novos! Quando se coloca uma data, um compromisso está a ser gerado! Essa linguagem o cérebro entende muito bem. E providencia as respostas.

10. Procure ajuda!

Na maioria das vezes, as pessoas não conseguem o que querem na vida porque têm medo de pedir ajuda! Este é um sério e grave engano.  É verdade que se estará  a correr o risco de ouvir repetidos "nãos" pela vida afora. Estudos mostram que, quando um produto ou projeto é apresentado, corre-se o risco de ouvir 21 vezes, mais ou menos a palavra não. Ora, sabendo isso, é melhor  preparar-se (sem sofrimento) para ouvir esses nãos, porque eles fazem parte do processo! Corra riscos: procure ajuda e conselhos!
A ajuda será encontrada junto a familiares, amigos ou colegas da escola, , ginásio, trabalho, etc. Pessoas que certamente vão abrir espaços em suas agendas para ouvir aquilo que você tem a dizer. Com base na amizade e até na intimidade, vão parar tudo, para discutir maneiras de o  ajudar.
Mas como é que  eles descobrirão suas necessidades, se você não  comunicar? Como poderão ajudar se não sabem a dimensão do projeto? Como participarão dos projetos se você não disser exatamente o que quer?
Portanto, acabar com o medo de expor projetos e pedir ajuda para a realização dos mesmos, é algo que deve fazer parte da sua vida. Mas é preciso sair da inércia e agir.
 Ainda há tempo!
Abraços 
Elisabete Cândido