Nunca se conseguiu nada grandioso sem entusiasmo
Gosto de metáforas, porque nos mostram muito, e de maneiras muito diferentes de acordo com quem lê, por isso, criei mais uma pequena história que nos fala sobre entusiasmo, sobre motivação.
Este história, muito simples, dedico-a a empresários, gestores e outros decisores, que lidam com equipas, e que os pode ajudar a refletir sobre a importância deste tema.
Claro que esta história também se aplica a ti que me lês, mesmo que não sejas parte integrante do grupo que referi, afinal de contas, também fazes coisas na tua vida, certo?
"Há muitos anos atrás, existiu um concurso criado entre reinos.
O objetivo desse concurso era passar numa série de provas, que eram pontuadas.
O prémio final, como era habitual nesses tempos, era a mão da princesa.
A princesa era muito bonita, e previa-se um concurso bem concorrido e animado.
Dois príncipes de diferentes reinos foram inscritos pelos reis seus pais.
Os jogos começaram, e enquanto um dos príncipes obtinha um excelente desempenho, o outro tinha bons resultados, no entanto, algo não batia certo naquilo que fazia.
No final, como imagina, ganhou o príncipe que tinha tido sempre excelente desempenho, que sempre esteve motivado e entusiasmado com o prémio final.
Acabando a "entrega" do prémio, o derrotado afastou-se do grupo, e dirigiu-se a uma rapariguinha que se encontrava a ver toda a prova, e chegando-se ao pé dela, abraçou-a afastando-se com aquela que era verdadeiramente a sua paixão"
Desafio:
- As suas equipas têm paixão pelo que fazem? Estão entusiasmados e motivados?
- Observe o seu desempenho quando está entusiasmado com o que está a fazer, e a diferença para para quando não está;
- Se tem de realizar uma tarefa mas não gosta dela, procure descobrir qual a paixão que pode colocar para que esse desempenho possa melhorar. Por vezes a paixão não está na tarefa em si, mas no resultado que vai produzir;
- Procure fazer aquilo que lhe dá prazer, ou encontre formas para que tal aconteça
- Escolha ter prazer em tudo o que faz!
- Escolha ser feliz!
Abraço
Ana Antunes